500 MILHAS DEL NORTE

 
"Equipe de Criciúma dá show e ergue troféu no Uruguai"


A estratégia de equipe planejada para a última etapa das 500 Milhas do Norte deu certo. O trabalho coroou a semana do ciclista do time da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME), Caio Godoy, com o título na categoria júnior. Os últimos 115 quilômetros da prova disputada ao longo da Semana Santa no Uruguai tiveram como vencedor outro defensor das cores criciumenses. Lucas Ribeiro implementou um ritmo forte e venceu com sobras a etapa percorrida neste domingo (31) na cidade de Artigas, na mesma classe. O resultado garantiu a ele a presença no pódio geral com o terceiro lugar.

Godoy celebrou a segunda conquista no mês de março em terras uruguaias. Antes de terminar o mês com a camisa amarela da prova encerrada neste domingo, o garoto de 17 anos chegara a Capital Montevidéu como campeão da Volta da Juventude defendendo a seleção brasileira de juniores no dia 1º. O time de Criciúma enviou oito atletas às 500 Milhas do Norte e terminou em quarto lugar geral na disputa coletiva.

A sexta e última etapa da volta ciclística previu o duelo entre Caio Godoy com os rivais na disputa pelo título, principalmente o argentino German Dominguez e o atleta da equipe de Brusque André Gohr. A marcação ao líder era prevista e por este motivo Lucas Ribeiro recebeu do técnico Gustavo Freitas a missão de escapar do pelotão em busca da vitória. “A diferença para o segundo era de 3s e por esse motivo tinha planejado que o Lucas vencesse a etapa e consequentemente a prova. Felizmente o Caio fez mais uma prova excelente e manteve o primeiro lugar na classificação geral de juniores”, relata o comandante da equipe da FME/Hidrorepell Tintas/Bike Point.

O resultado suplantou as expectativas traçadas antes da viagem ao país vizinho, segundo o treinador. Uma reunião na véspera da última etapa foi decisiva para o fim glorioso. “Chegamos lá achando que os maiores adversários seriam os estrangeiros, mas acabaram sendo os brasileiros. Decidimos no sábado à noite que iríamos para a última etapa como gente grande acredito isto ter sido o cheque-mate. Fomos para cima para ganhar a camisa, trabalhando em equipe”, afirmou.

A jornada das 500 Milhas do Norte foi concluída por Caio Godoy em 12h46min23s, a 9min56s do campeão geral da prova, o paulista Armando Camargo. Entre os juniores, atletas com idade até 18 anos, German Dominguez concluiu as seis etapas com um somatório de 10s a mais em relação a Godoy. Lucas Ribeiro por pouco não ficou com o vice-campeonato ao agregar um tempo apenas de 2s a mais e terminou em terceiro.

A equipe de ciclismo de Criciúma agora se prepara para outras competições internacionais da temporada de 2013, além da participação prevista para eventos de âmbito estadual como os Jogos da Juventude de Santa Catarina (Olesc), Joguinhos Abertos e os Jogos Abertos (JASC). A comunidade do Sul do Estado poderá conhecer melhor o grupo no dia 14 de abril, na prova Audax 200, com largada no campus da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

 

 


Rua: Max Colin, 1640, América - Joinville
Telefone: (47) 3422-0137
Copyright 2012 © Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por VEG Tecnologia