OPEN SHIMANO INTERNACIONAL

 

CICLISMO/MTB: CAMPEÃO PAN-AMERICANO CONQUISTA A ETAPA BRASILEIRA DO OPEN SHIMANO

O chileno Mauricio Acuña é o campeão em Balneário Camboriú. Catarinenses são destaque da competição que reuniu 218 competidores de quatro países

Balneário Camboriú (SC) - O chileno Mauricio Acuña, atual campeão pan-americano, confirmou o favoritismo e venceu a etapa brasileira do Open Shimano Latino América na tarde deste domingo (15), no Parque Unipraias, em Balneário Camboriu. Ele marcou 2min09s66 e vibrou muito com a vitória, sendo festejado no final da pista pelos outros atletas chilenos que participaram da competição.

"Estava muito nervoso e pressionado, porque me sentia na obrigação de vencer e subi para a pista um pouco tarde. Mesmo assim, fiz uma descida sem erros. A prova foi muito importante para o mountain bike latino americano", afirmou.

O melhor brasileiro na Elite foi o jovem de Criciúma, em Santa Catarina, Roger Vieira, que marcou 2min12s81 e comemorou com seus familiares. "Pedalei tudo que podia, vim forte e consegui baixar seis segundos do meu recorde nesta pista. Agora estou fazendo um projeto para viabilizar minha participação nas outras duas etapas do Open Shimano Latino América (Argentina e Chile)", contou o biker de 18 anos, que está na sua primeira temporada na elite e foi quarto no Brasileiro e está em terceiro no ranking nacional. Como junior, em 2012, foi campeão catarinense e do ranking brasileiro. 

Vitórias catarinenses - Os pilotos de Santa Catarina provaram neste domingo porque estão na ponta do downhill brasileiro. Além de Roger Vieira, outros dois jovens de Ibirama se destacaram. O junior Lucas Borba fez o segundo melhor tempo no geral, 2min11s57, e venceu sua categoria, enquanto Bruna Ulrich foi a campeã entre as mulheres, com a marca de 2min39s82.

Com apenas 18 anos, Lucas é apontado como um dos mais promissores da nova geração. "Estou muito feliz com o resultado, pois baixei dois segundos do tempo da classificação no sábado e fiz também meu recorde na pista do Unipraias, baixando 1 segundo. O lugar é perfeito para a prática do downhill, com uma infraestrutura perfeita. Agora vou me preparar para disputar as duas próximas etapas do Open Shimano ", explicou. 

Lucas é o atual vice-campeão brasileiro e venceu, neste ano, a terceira etapa do Open Shimano e o Pan-Americano, ambos na Argentina. Foi vice-campeão do Canadian Open e ficou em 21. no Mundial da África do Sul.

Bruna Ulrich, por sua vez, teve de bater duas rivais tradicionais, a argentina Camila Nogueira, campeã pan-americana em 2013, e a chilena Andrea Martinez. E estava duplamente feliz porque ficara com o segundo lugar no Pan da Argentina. "Fiz uma boa descida, fui bem agressiva nas curvas e pedalei forte, tanto que baixei seis segundos do meu recorde desta pista", contou Bruna. "Estou treinando mais a parte física e estou mais forte e isso fez a diferença neste domingo, tanto que fiz 11 segundos a menos do que a Camila. Agora está empatado, uma vitória para cada. Vamos ver se abro a vantagem nas outras etapas do Open Shimano", acrescentou.

O bom público que acompanhou as finais da etapa brasileira do Open Shimano na tarde deste domingo vibrou muito com a técnica e radicalismo dos 218 pilotos do Brasil, Argentina, Chile e Paraguai, que desafiaram a exigente pista do Parque Unipraias, com 1.230 metros, e que sediou até etapas da Copa do Mundo. O domingo de sol, com temperatura de até 29 graus, foi o cenário perfeito para a etapa que abriu o Open Shimano Latino América. 

"Foi a melhor etapa que eu poderia ter sonhado. Acima de qualquer expectativa. Tudo saiu correto, o local é lindo com uma estrutura de primeiro mundo. Agora vamos fazer o máximo para que vários brasileiros possam disputar as duas próximas fases, em Córdoba, na Argentina, nos dias 26 e 27 de outubro e a finalíssima, em Nevados de Chillán, no Chile, em 14 e 15 de dezembro", avaliou Martin "Cepi" Raffo, piloto argentino de downhill e um dos coordenadores da prova.

Resultados finais da etapa brasileira do Open Shimano Latino América:
Elite: 1.- Mauricio Acuña (Zenith/Shimano) - 2min09s66
Feminino: 1.- Bruna Ulrich (CME Ibirama) - 2min39s82
Junior: 1.- Lucas Borba (Hupi Bikes/Santa Cruz Bikes) - 2min11s57
Cadete: 1.- Pedro Kraetz (Camptrail/Kamikazi Bikes) - 2min25s39
Juvenil: 1.- Matheus Neitzke (Sapo Verde) - 2min34s49
Master A1: 1.- Leandro Bonfante (DH Lope) - 2min22s24
Master A2: 1.- João Roberto Jr. (Gios/Shimano) - 2min23s79
Master B: 1.- Ayr Cláudio Assis Freitas - 2min27s85
Sub 30: 1.- Leonardo José de Souza (Bike&Adventure/Ride Bike) - 2min19s59

Pai brasileiro, filhos chilenos - O Chile não teve destaque apenas com o título da elite de Acuña. Chamou muito a atenção um trio de irmãos chilenos, cujo pai é brasileiro. Guilherme Matias mudou-se para Los Andes, próximo a Santiago, há 22 anos. Casou, formou família e incentivou os três filhos a praticarem downhill. "A minha região é montanhosa e lá o downhill é muito popular. Então o mais velho, Luis, começou aos 16 anos e acabou influenciando os irmãos mais novos, José, aos 13, e Francisco aos 10", contou. 

Hoje os dois mais velhos competem, mas os estudos são a prioridade. Já Francisco é a aposta de Guilherme. "Ele ainda é juvenil e foi vice-campeão do Pan neste ano. Para 2014, vou fazer um grande investimento para que ele participe de cinco etapas da Copa do Mundo e do Mundial. A partir daí, ele terá de seguir com suas próprias pernas (patrocínio) ou então vai estudar como os irmãos", finalizou o dono de uma transportadora de frutas entre o Chile e o Brasil. 

No Open Shimano, Francisco foi o sétimo entre os juniores, Luis ficou em 23. na elite e José terminou na mesma posição na sub 30.

Bernardo Cruz, na etapa da Copa do Mundo - O tricampeão brasileiro de downhill (2009/2012/2013), Bernardo Cruz, disputou neste domingo a etapa da Noruega da Copa do Mundo, na cidade de Hafgell. Ele terminou a prova em 58. Lugar. 

"Não fiz uma descida muito boa, pois a pista estava bem diferente da classificatória e dos treinos do sábado, pois choveu muito. Agora vou focar naúltima etapa da Copa do Mundo, na Áustria", justificou o atleta da equipe Shimano/Red Bull/Santa Cruz.

Open Shimano cruzando fronteiras - Em seis anos de realização, o Open Shimano apresenta um balanço de evolução. Mais de 2.700 atletas de oito países já disputaram a competição argentina, que teve a primeira edição em 2008. Entre os vencedores, destaque para 20 medalhistas pan-americanos. Até hoje, foram 29 corridas em 14 circuitos distintos da Argentina. Neste ano, quatro etapas foram realizadas pelo torneio argentino Open Shimano: Bariloche e Cerro Chapelco em fevereiro; Tucumán em março; e La Rioja em junho. 

O Open Shimano Latino América é patrocinado pela Shimano, marca japonesa líder mundial de mercado em acessórios e componentes para bike e pesca, e a etapa brasileira foi organizada pela Federação Catarinense de Ciclismo. O evento contou com apoio do Parque Unipraias, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e Fundação Municipal de Esportes, além do Corpo de Bombeiros Militar e Policia Militar, ambos de Santa Catarina.

Sobre a Shimano - Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta, pesca e remo, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America (SLA) foi fundado em 2007 e coordena os trabalhos de representação e ações da marca em um dos mercados mais atraentes do mundo.

A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration - alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics - para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano Index System), reconhecidos e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.


Mais informações no site bike.shimano.com.br

E no site http://openshimano.com

Twitter:@shimanobrasil

Fanpage no Facebook: www.facebook.com/shimanobrasil 


Gustavo Coelho / Ary Pereira Jr. - MTb 23297
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Claro: 9.8457-9699
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica e no facebook ZDL Comunicação


Pça Oswaldo Cruz 124, Cj. 24 - Paraíso - SP - CEP 04004-070 - F: (11)3285 5911 - Email: zdl@zdl.com.br

Rua: Max Colin, 1640, América - Joinville
Telefone: (47) 3422-0137
Copyright 2012 © Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por VEG Tecnologia