OPEN SHIMANO - #2 ETAPA - BRASIL

Brasileiros tentam acabar com reinado estrangeiro no Open Shimano Latino América. Os estrangeiros foram campeões da elite nas quatro edições da versão latino-americana da principal competição de Downhill no continente.

São Paulo (SP) - Principal competição de Downhill na América do Sul, o Open Shimano terá neste fim de semana (20 e 21) a segunda etapa do circuito latino-americano de 2014, em Balneário Camboriú (SC). Realizada desde 2008, inicialmente apenas na Argentina, o campeonato passou a incluir etapas em outros países, como Brasil e Chile, no ano passado.

Desde a internacionalização, apenas estrangeiros venceram na elite. Em 2013, o chileno Maurício Acuña ganhou duas das três etapas, a de Balneário Camboriú e a decisiva, em Nevados de Chillan (CHI). A prova intermediária, em La Falda (ARG), foi vencida pelo argentino Santiago De Santiago. Na abertura da temporada de 2014, em Bariloche (ARG), o equatoriano Mario Jarrin surpreendeu os favoritos Santiago e Acuña, e ficou com o título.

Para a disputa em Balneário Camboriú, alguns dos principais pilotos brasileiros estão confirmados. Nataniel Giacomozzi, Markolf Berchtold, Eduardo Oliveira, Lucas de Borba, Maicon Zottis, entre outros, vão encarar a missão de tentar fazer com que o País conquiste o primeiro título da versão latino-americana.

Entre os inscritos até o momento, o catarinense Nataniel Giacomozzi foi o melhor colocado de 2013, ao terminar na quarta colocação. "Ao disputar provas em casa, nós que somos locais, sentimo-nos meio na obrigação de andar bem. Até porque é uma cidade onde temos amigos e família presentes. Quando a prova é importante, como o Open Shimano, é preciso andar bem. Vencer então, nem se fala. Seria muita emoção", espera Nataniel. "Conheço cada pedra e por onde corre a água. Moro perto, em Ibirama, e treino muito na pista", completa.

Ciclista do Shimano Sports Team, Eduardo Oliveira, mais conhecido como Monstro, valoriza o nível da disputa e os componentes de sua bike, importantes para uma boa descida. "Sem dúvida o Open Shimano é a principal prova do continente. Virão pilotos de alto nível e de diversos países. De todos os componentes da minha bike, o uso da relação das marchas e do freio são decisivos na prova. O grupo que utilizo, o Shimano Zee para Downhill, me dá a confiança necessária", destaca.

O Open Shimano será realizado em uma das pistas de Downhill mais famosas da América Latina, a do Parque Unipraias, na Praia de Laranjeiras. O circuito começa no alto do Morro da Aguada, a 252 metros do nível do mar, e é finalizado a poucos metros da praia, com extensão de 1.230 metros e inclinação máxima de 30%. O acesso à largada, para ciclistas e público, é feito pelo teleférico do Parque, adaptado ao transporte das bicicletas. Tudo isso, torna o evento e o cenário um espetáculo à parte da adrenalina que os pilotos proporcionam nesse esporte radical.

"Apesar de ser curta, a pista é completa. Exige muito fisicamente, com saltos grandes, curvas travadas e de alta velocidade, além de algumas pedras e muita retomada de velocidade, exigindo pedal", avalia Nataniel Giacomozzi. "O atleta tem de ser completo e não errar, porque a pista é curta e não há tempo de se recuperar. Adoro o local do Open Shimano e principalmente a localização. Lugar magnifico para a prática do MTB", conclui.

O Open Shimano Latino América é patrocinado pela Shimano, marca japonesa líder mundial de mercado em acessórios e componentes para bike e pesca, e organizado pela Federação Catarinense de Ciclismo. A Shimano oferece o serviço de suporte neutro aos participantes, disponibilizando apoio mecânico. O evento conta com apoio do Parque Unipraias, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e Fundação Municipal de Esportes, além do Corpo de Bombeiros Militar e Policia Militar, ambos de Santa Catarina.

Programação
Sexta-feira - 19/9
9h às 18h - Confirmação das inscrições
10h às 12h - Treinamentos
14h às 17h - Treinamentos

Sábado - 20/9
9h às 12h - Treinamentos
14h às 17h - Classificação

Domingo - 21/9
9h às 12h - Treinamentos
14h às 17h - Finais
17h30 - Premiação

Serviço
Open Shimano - Etapa Brasil
Data: 20 e 21 de setembro
Local: Parque Unipraias, Balneário Camboriú (SC)
Endereço: Praia das Laranjeiras, Av. Normando Tedesco, Barra Sul

Mais informações no site http://openshimano.com

Sobre a Shimano - Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta, pesca e remo, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America (SLA) foi fundado em 2007 e conta com sete parceiros comerciais no Brasil: Biape, Ciclo Cairu, Isapa, Joytech, JR Comércio, LM Bike e Mix Bicicletas.

A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration - alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics - para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), reconhecidos e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.

Mais informações no site bike.shimano.com.br

Twitter:@shimanobrasil

Fanpage no Facebook: www.facebook.com/shimanobrasil

Gustavo Coelho / Paula Otero MTb 17268/MG
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Claro: 11 9.8457-9699
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica e no facebook ZDL Comunicação

 


Rua: Max Colin, 1640, América - Joinville
Telefone: (47) 3422-0137
Copyright 2012 © Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por VEG Tecnologia