NOTA À IMPRENSA

O ciclista curitibano Rieck Wendryll Borges, 18 anos, da equipe GF Ciclismo/Sanepar/Project, sofreu um grave acidente durante a realização da prova de ciclismo de estrada da 8ª Volta de Brusque na manhã do último domingo (16). O acidente ocorreu após o estouro do pneu dianteiro da bicicleta do atleta, em um trecho de descida, no pelotão que encabeçava a competição na categoria Sub-23. Como consequência da queda, o ciclista sofreu uma lesão na coluna vertebral, com a fratura múltipla de três vértebras (T6, T7 e T8), provocada pelo impacto do selim.

Após o acidente, o atleta foi prontamente socorrido pela ambulância do evento e transferido para o Hospital Arquidiocesano Consul Carlos Renaux, onde foi submetido a uma cirurgia de emergência para aliviar a pressão no local da lesão. Após a cirurgia, o ciclista foi encaminhado à UTI, onde se encontra em observação pós-operatória.

De acordo com as informações do hospital, o quadro de saúde de Rieck é estável e o atleta está consciente, conversando com os médicos e com os seus familiares. O atleta ainda deverá passar por uma cirurgia na próxima sexta-feira para implantação de próteses no local da lesão. O procedimento será feito em Brusque.

O médico responsável pela cirurgia, Osvaldo Quirino de Souza, afirma que em função do acidente, pode haver comprometimento permanente dos movimentos dos membros inferiores – segundo avaliação do médico, as chances de recuperação são de 30%.

Uma equipe da Comissão Técnica da Equipe GF Ciclismo e membros da Federação Parananense de Ciclismo permanecem em Brusque para acompanhar a situação e prestar toda assistência ao atleta e seus familiares. Representantes da organização da prova e da Federação Catarinense de Ciclismo(FCC) também estão prestando a ajuda necessária neste momento e estão acionando o seguro para cobrir as despesas médico-hospitalares.

Em nome de toda comunidade ciclística, a FPC e FCC manifesta o desejo de uma pronta recuperação ao ciclista Rieck Wendryll Borges e pede a formação de uma corrente de pensamentos positivos e orações para que o atleta possa se recuperar prontamente.

 

--
Fonte: 
Federação Paranaense de Ciclismo
Coordenação de Comunicação


Rua: Max Colin, 1640, América - Joinville
Telefone: (47) 3422-0137
Copyright 2012 © Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por VEG Tecnologia